A História de Jacó: como um encontro com Deus mudou sua vida

A história de Jacó é contada entre os capítulos (Genesis 21 – 50), ele é um dos patriarcas da bíblia e é filho de Rebeca e Isaac.

De acordo com o antigo testamento, Jacó tem um irmão gêmeo mais velho ( Esaú ) que é muito querido por seu pai, pois é o primogênito e um caçador nato. Já ele não levava muito jeito para caça, seu dom era em pastorear ovelhas.

Mas isso não era o suficiente, então através de um plano bem elaborado por ele e sua mãe, conseguiram roubar a primogenitura de seu irmão e as bênçãos que vinham através disso.

Depois dessa traição, Jacó teve que fugir da ira de seu irmão e foi refugiar-se na tribo aramaica de seus ancestrais em Harã.

Ao longo dessa jornada ele recebeu uma visão de Deus em um monte, onde ele passou a chamar Betel.

Jacó

Jacó é Traído

Jacó se apaixonou por sua prima Raquel, filha de Labão, chefe da tribo dos arameus.

Entretanto, Jacó não tem dinheiro para o dote, ele então faz um trato com Labão de trabalhar 7 anos em troca da mão de Raquel.

Passados os 7 anos de trabalho, na noite de núpcias, Labão o trai entregando Léia, sua filha mais velha no lugar de Raquel.

Jacó teve que trabalhar mais 7 anos para conquistar o direito de casar com o amor de sua vida (Raquel). A bíblia é bem clara, e fala que nesses 14 anos Deus nunca abandonou Jacó, ele conquistou muita riqueza mesmo trabalhando para seu sogro.

Após esses 14 anos ele ainda trabalhou mais seis anos pela família, para poder ter o direito de voltar as terras de seus pais.

Jacó luta com um anjo: o encontro que mudou sua vida

jacó

Jacó resolve voltar para a terra de seus pais após se casar com Raquel.

Entretanto, no caminho ele encontra um homem estranho, onde ele percebe que é um anjo, ele então luta para que o anjo dê a benção dele. Nessa luta o anjo toca em sua perna, e troca o nome dele para Israel.

Esse lugar onde ele lutou com o anjo passou a se chamar Peniel.

Após esse dia, Jacó nunca mais andou sem mancar. Isso era para ele se lembrar que lutou com Deus naquele dia.

Jacó se reconciliou também com seu irmão Esaú chefe da tribo de Edom. E se estabeleceu em Sucote.

Depois foi para Siquém e comprou um pedaço das terras dos filhos de Hamor, e construiu um altar ali.

Acompanhe o final da história de Jacó no nosso artigo sobre seu filho José.

Mulheres de Jacó

Léia – Filha de labão .Ela deu a Jacó uma filha (Diná) e seis filhos (Ruben, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom).

Zilpa – Serva de Léia e uma das esposas secundárias de Jacó, é dada a Jacó depois que Léia teve quatro filhos, pois Léia achava que não teria mais filhos. Ela deu a Jacó 2 filhos (Gade e Aser).

Bila – Serva de Raquel, é dada a Jacó porque Raquel não consegue engravidar. Ela deu a Jacó 2 filhos (Dã e Naftali).

Raquel – O grande amor da vida de Jacó, deu a ele dois filhos (José e Benjamim).

As Doze Tribo de Israel

As Doze Tribo de Israel

De acordo com a tradição judaica e com a bíblia, os filhos de Jacó junto com os filhos de José originaram as doze tribos de Israel.

Onde as tribos teriam o nome de dez filhos de Jacó e, as outras duas tribos restantes receberam os nomes dos filhos de José. Abençoados por Jacó como seus próprios filhos.

Os nomes das tribos são: Ruben, Simeão, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, Benjamim, Levi, José ,Manassés e Efraim.

Alguns significados:

Jacó : em Hebraico significa “aquele que segura pelo calcanhar“, e em grego, o significado é “aquele que lutou com Deus“.

Betel : significa a casa de Deus.

Peniel : significa a face de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =