Adão e Eva: A Tentação no Jardim e a Queda do Homem

A Criação de Adão e Eva

Adão e Eva foram criados por Deus logo após a criação do mundo. Deus criou a terra e decidiu que precisava de um homem para cultivá-la e cuidar dos animais. 

O homem foi criado a partir do pó da terra, e Deus o formou para cuidar da terra e ser o dominante sobre todo animal. Adão foi o responsável por dar nome a cada um dos animais, e o mais interessante na história de Adão é que Deus vinha todo final de tarde para conversar com ele. 

Isso mostra como Deus nos ama desde o início da criação, Ele tinha o prazer de conversar com Adão ali no jardim do éden.

>> A História de Josué: Um homem que ouvia a voz de Deus

Eva foi criada a partir de uma das costelas de Adão, e Deus a formou para auxiliar o homem. Foi dai que saiu aquele versículo muito conhecido:

Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne, ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada — Gênesis 2:23

Adão e Eva

A Criação do Jardim do éden

Após criar o homem, Deus plantou um jardim no éden, na banda do oriente, e colocou o homem ali para cuidar daquele jardim. 

Segundo os relatos bíblicos, esse jardim era um paraíso, onde tinha um rio que cortava no meio do jardim e se dividia em quatro braços. 

O primeiro, era chamado de Pisom, onde rodeava toda a terra de Havilá, e nesse rio havia grande quantidade de ouro.

O segundo era chamado de Giom, este rodeava toda a terra de Cuse.

O terceiro era o Hidéquel, esse ia para a banda do oriente da Assíria, e o  quarto e mais conhecido é o Eufrates.

Nesse Jardim se encontrava todo fruto comestível e também a árvore da vida e a mais conhecida árvore da ciência do bem e do mal. 

Há muitas dúvidas acerca do local exato desse jardim nos dias de hoje, alguns estudiosos acreditam que esse jardim não é na terra.

>> Melhores Bíblias de estudo feminina

Outros afirmam que ele realmente existiu mas que com o dilúvio ficou praticamente impossível de se localizar.

Mas eu acredito que Deus não deixará que descubram onde é realmente a localização desse lugar maravilhoso, pois foi criado para o ser humano puro, onde não se conhecia o pecado. 

Após o homem conhecer o pecado através da árvore do bem e do mal, a bíblia relata que Deus expulsa o homem e só quem podia entrar no jardim eram os Anjos. 

O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida — Gênesis 3:23-24

A Queda do Homem

A queda do homem no Jardim do Éden é um dos eventos mais significativos no livro de Gênesis. 

Segundo a Bíblia, a tentação de Eva pela árvore do fruto do bem e do mal foi provocada pela serpente, e há diversas teorias sobre a identidade desse animal. Alguns afirmam que a serpente era o próprio diabo, enquanto outros argumentam que era um animal muito astuto que usou sua inteligência para enganar a mulher.

Entre as teorias, eu pessoalmente acredito na ideia de que a serpente era o próprio Satanás, pois ele é o único que se beneficia com o pecado no mundo. 

Após ser tentada pela serpente, Eva comeu do fruto proibido e deu a Adão, fazendo com que os olhos de ambos fossem abertos para o bem e o mal.

Deus, em sua sabedoria, já sabia que eles haviam comido do fruto e os expulsou do Jardim do Éden para que não comessem da árvore da vida, que poderia conceder a eles a vida eterna. 

Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado — Gênesis 3:22-23

Assim, o pecado entrou no mundo, e os seres humanos foram condenados a uma vida de trabalho duro e dor. A queda de Adão e Eva tem implicações duradouras, representando a escolha do pecado em detrimento da comunhão com Deus.

As Consequências de seus pecados

As consequências do pecado original afetaram não apenas Adão e Eva, mas toda a humanidade. Segundo a bíblia, o pecado original gerou a separação entre a humanidade e Deus, e trouxe sofrimento e morte ao mundo.

O pecado que eles cometeram trouxe a noção de pecado e culpa para a humanidade, criando uma consciência moral que antes não existia. Isso levou a uma luta constante entre o bem e o mal, a tentação e a culpa.

>> A História de Jacó: como um encontro com Deus mudou sua vida

No entanto, a história de Adão e Eva também contém uma mensagem de esperança, pois Deus prometeu enviar um Salvador para a humanidade, que redimiria o mundo do pecado e da morte. 

Essa mensagem se concretizou em Jesus Cristo, que veio ao mundo para salvar a humanidade do pecado original e oferecer a salvação eterna a todos os que nele creem.

Filhos de Adão e Eva

A bíblia menciona que Adão e Eva tiveram vários filhos e filhas, mas, somente três deles foram citados. Caim, Abel e Sete.

Caim, o primogênito entre os filhos de Adão e Eva, escolheu a profissão de agricultor, enquanto Abel optou por cuidar de ovelhas como pastor. Ambos ofereceram sacrifícios a Deus, mas apenas a oferta de Abel foi aceita, enquanto a de Caim foi rejeitada. Sentindo inveja e raiva, Caim acabou por matar Abel.

Após Abel ser assassinado, Adão e Eva tiveram outro filho chamado Sete, que se tornou o antepassado de muitos patriarcas bíblicos, incluindo Noé e Abraão.

No entanto, a Bíblia também sugere que Adão e Eva tiveram muitos outros filhos e filhas além de Caim, Abel e Sete ( Gênesis 5:4).

A bíblia não aborda muito sobre os outros filhos e filhas, mas crê-se que foram os antepassados de toda a humanidade.

A história dos filhos de Adão e Eva é uma das mais conhecidas da tradição bíblica e é frequentemente citada como um exemplo da natureza humana e do conflito entre o bem e o mal. 

A história de Caim e Abel em particular é vista como uma ilustração da inveja, do ciúme e da violência, bem como da necessidade de justiça divina e de respeito pela vida humana.

Final da Vida de Adão e Eva

De acordo com a bíblia,  Adão morreu aos 930 anos de idade, enquanto Eva teria morrido antes dele. De acordo com a tradição cristã, Adão e Eva foram perdoados por Deus e se arrependeram de seu pecado antes de sua morte.

Embora a Bíblia não apresente um versículo específico que mencione o arrependimento de Adão e Eva, há passagens que sugerem que eles reconheceram a gravidade de seu pecado e buscaram a graça de Deus em suas vidas.

A história de Adão e Eva ilustra a natureza humana, a queda e a necessidade de arrependimento e redenção, independentemente das interpretações religiosas. 

>> Rei Davi: A História de Davi na Bíblia

Sua história tem sido uma fonte de inspiração para muitos ao longo dos séculos e continua a ser estudada e debatida até hoje.


➣ Curso de Teologia Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dois =