As Doze tribos de Israel: A História de como tudo começou

As Doze tribos de Israel foram constituídas pelos dez filhos de Jacó, e duas tribos foram constituídas pelos dois filhos de José.

A história das doze tribos começa no livro de Gênesis e estende-se até II Reis. Os filhos de Jacó foram ficando numerosos no decorrer dos 400 anos de escravidão no Egito, e com isso, formaram-se 13 tribos com os descendentes de Jacó. 

Mas quando o povo é libertado e segue para o deserto, Deus separou a tribo de Levi para servir o sacerdócio junto com a família de Arão, e não teria herança em terras. Ficando assim as 12 tribos de Israel.

As Doze Tribos de Israel

1 – Tribo de Rúben

Significado: “Eis, um filho”.

Lia, dando à luz ao primeiro filho de Jacó, afirmou que Deus viu a sua aflição.

Rúben é o primogênito de Jacó, mas devido ao seu envolvimento com Bila (Concubina de Jacó), teve sua herança reduzida. 

Mas ele não quis herança dentro da terra de Canaã, escolheu ficar nas terras de Jaezer e Gileade junto com a tribo de Gade (Nm 32:1-4).

2 – Tribo de Simeão

Significado: “Ouvindo”.

Simeão foi o segundo filho de Jacó com Lia. Novamente Lia atribuiu a Deus a sua capacidade de ter filhos e afirmou que Deus ouviu o seu clamor.

Simeão foi o que orquestrou o massacre na cidade de Siquém,juntamente com seu irmão Levi,  depois que o filho do rei da cidade abusou de sua irmã Diná. 

Por essa crueldade, ele não recebeu uma grande quantia de terras em Canaã.

3 – Tribo de Judá

Significado: “Louvor”.

Quando Lia deu à luz a seu quarto filho, desta vez decidiu apenas louvar ao Senhor.

Judá recebeu uma grande quantia de terras, estendendo-se até o extremo sul, na fronteira com Edom. 

O povo de Judá não conseguiu expulsar os Jebuseus de Jerusalém. Até os dias de hoje eles dividem essa região.

4 – Tribo de Dã

Significado: “Juiz”.

Quando Raquel viu que não conseguia ter filhos, ficou com ciúmes da sua irmã. Então, seguiu o costume da época, pelo qual uma esposa que não pudesse tê-los, entregava ao marido a sua serva, para que os filhos gerados dessa serva fossem considerados seus (Gênesis 30:1-3). Jacó, então, teve relações com Bila, que deu à luz ao seu quinto filho. Raquel acreditou que Deus lhe fez justiça e deu o nome de “Dã” ao menino.

Jacó abençoa Dã antes de morrer: Dã defenderá o direito do seu povo como qualquer das tribos de Israel. Dã será uma serpente à beira da estrada, uma víbora à margem do caminho, que morde o calcanhar do cavalo e faz cair de costas o seu cavaleiro.( Gênesis 49:16-17 )

As Doze tribos de Israel
Mapa das Doze tribos de Israel

5 – Tribo de Naftali

Significado: “Lutando”.

Bila, serva de Raquel, deu à luz ao sexto filho de Jacó. Raquel, entendendo estar numa competição e numa luta contra a sua irmã, lhe deu o nome de “Naftali”.

A tribo de Naftali recebeu o lado Oriental da Galiléia, ao norte da tribo de Dã e na fronteira da tribo de Aser.

6 – Tribo de Gade

Significado: “Fortuna”.

Quando Lia viu que ela mesma cessou de ter filhos, tomou a mesma decisão da sua irmã e entregou sua serva Zilpa por mulher para Jacó. Zilpa deu à luz ao sétimo filho de Jacó, que recebeu o nome de “Gade”. Lia lhe deu esse nome porque se considerava uma mulher afortunada.

A tribo de Gade, assim como a de Ruben, recebeu as terras de Jaezer e Gileade, antes do rio Jordão. Aquelas terras eram boas para gado, e as duas tribos tinham uma grande quantidade de rebanho.

7 – Tribo de Aser

Significado: “Feliz”.

Zilpa, serva de Lia, deu à luz ao oitavo filho de Jacó. Lia acreditou que essa seria a razão da sua felicidade. Por isso lhe chamou “Aser”.

O território que coube aos descendentes de Aser ficava no litoral da Palestina desde o monte Carmelo até Sidom. Continha alguns dos mais belos terrenos da Terra Santa.

8 – Tribo de Issacar

Significado: “Recompensa”.

Lia voltou a conceber e deu à luz a mais um filho, o seu quinto com Jacó (o nono filho de Jacó, incluindo os filhos das servas). Lia entendeu que Deus estava lhe recompensando por isso lhe chamou “Issacar”.

A tribo de Issacar recebeu uma das melhores e mais férteis terras ao longo da planície de Jezreel, com a meia tribo de Manassés ao sul e Zebulom ano norte. 

9  – Tribo de Zebulom 

Significado: “Morada”.

Lia engravidou novamente e deu à luz ao seu sexto filho com Jacó (o décimo filho de Jacó, incluindo os filhos das servas). Pelo fato de ter dado à luz a tantos filhos, ela acreditou que agora o lar do seu marido seria com ela.

O território cedido a Zebulom, na Terra da Prometida, ficava de certo modo entre o mar de Tiberíades e o Mediterrâneo.

As Doze tribos de Israel
As Doze tribos de Israel

10 – Tribo de Manassés

Significado: “Que faz esquecer”.

Manassés nasceu no Egito depois que José foi liberto da prisão e havia se tornado governador do Egito (Gênesis 41:1-50). Manassés é o filho mais velho de José, que, mais tarde, foi “adotado” por Jacó (Gênesis 48:5). José deu esse nome ao seu filho porque Deus lhe fez esquecer a sua aflição.

A tribo de Manassés recebeu a parte centro-oeste da terra de Canaã.

11 – Tribo de Efraim

Significado: “Fruto duplo”.

Efraim é o segundo filho de José no Egito. Ele lhe deu esse nome por ser seu segundo filho e, porque este filho nasceu no período dos sete anos de abundância do Egito. Este período de abundância produziu o bastante para salvar milhares de vidas nos sete anos de fome que se seguiram. Com isso José estava dizendo que Deus lhe fez crescer na terra da sua aflição. Ele acreditou que foi duplamente frutífero.

O território ocupado pela tribo de Efraim estava no centro de Canaã, a oeste da atual Jordânia, a sul do território de Manassés, e a norte da Tribo de Benjamim; a região que foi chamada posteriormente de Samaria

12 – Tribo de Benjamim

Significado: “Filho da minha mão direita”.

Raquel morreu ao dar à luz ao seu segundo filho. Antes de morrer lhe deu o nome de Benoni, que significa “filho da minha aflição”. Entretanto, Jacó lhe chamou Benjamim (“Filho da mão direita”), simbolizando que este filho estaria à sua destra, em posição de honra, como alguém que era amado por ele.

A tribo de Benjamim ficou com o território compreendido entre Efraim, ao norte, e Judá, ao sul. Embora fosse um território pequeno e montanhoso, era fértil e incluía cidades importantes.

Tribo de Levi

Significado: “Unido”.

Ao dar à luz o terceiro filho de Jacó, Lia acreditou que seu marido se ligaria a ela desta vez.

A tribo de Levi não teve parte na herança de Canaã, eles foram separados por Deus para servir o sacerdócio. Assim como a família de Arão.

Referência: Bíbliaon , Wikipédia e Dicionário bíblico


Aprofunde-se na compreensão das escrituras e fortaleça sua fé. Torne-se um especialista na palavra. Comece sua jornada de aprendizado hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + doze =