A história de Ló é bastante conhecida principalmente por causa de Sodoma e Gomorra, e é registrada no livro de Gênesis, capítulos 11 a 19.
Ló era sobrinho de Abraão e sua história começa quando ele e Abraão, juntamente com suas famílias, deixaram Ur dos Caldeus em obediência ao chamado de Deus.
Ló e Abraão viajaram juntos por um tempo, mas suas riquezas e rebanhos cresceram a ponto de não poderem mais viver na mesma área (Gênesis 13:5-6 ). Ele escolheu a região próxima às cidades de Sodoma e Gomorra, conhecidas por sua perversão e impiedade.
A história de Ló é marcada por essa escolha, que o colocou em meio à decadência moral dessas cidades.
>> Melhores Bíblias de estudo feminina
Deus revelou a Abraão sua intenção de destruir Sodoma e Gomorra devido à sua depravação.
Abraão intercedeu em favor da cidade, pedindo a Deus que poupasse Sodoma se houvesse pelo menos dez pessoas justas ali ( Gênesis 18:17-33 ). Deus concordou, mas não encontrou sequer dez pessoas justas.

Os Anjos de Sodoma e Gomorra
Dois anjos foram enviados a Sodoma para alertar Ló sobre a iminente destruição. Quando eles chegaram à cidade, Ló os convidou para ficar em sua casa.
No entanto, a notícia da presença dos anjos espalhou-se rapidamente, e os habitantes ímpios da cidade cercaram a casa de Ló, exigindo que os anjos fossem entregues a eles.
Os anjos, em resposta, cegaram os habitantes que cercavam a casa e instruíram Ló a fugir com sua família antes que a cidade fosse destruída.
Ló hesitou, mas finalmente deixou Sodoma com sua esposa e duas filhas. Os anjos avisaram que não deveriam olhar para trás durante a fuga.
>> História de abraão: A História de um Homem de Fé e Obediência
A Esposa de Ló Vira Estátua de Sal
A esposa de Ló acabou desobedecendo a ordem dos anjos e se transformou em uma estátua de sal.
Ló e suas filhas fugiram para uma cidade pequena chamada Zoar, que foi poupada da destruição.
As Filhas de Ló
Posteriormente, temendo por suas vidas e acreditando erroneamente que eram as únicas pessoas vivas na Terra, as filhas de Ló embriagaram-no e conceberam filhos com ele.
Esse ato gera discussões até hoje sobre a relação do inscesto, mas devemos nos atentar de que nesse período ainda não havia leis sobre esse ato. Essa lei foi gerada muito tempo depois, já nos tempos de Moisés.
E também devemos entender que Deus não aprovou esse ato, pois é totalmente contrário ao que foi escrito depois na lei.
A Morte de Ló
A Bíblia não fornece detalhes sobre a morte de Ló, e o relato de sua vida é principalmente concentrado nos eventos que ocorreram em sua jornada e em Sodoma e Gomorra. Portanto, a morte de Ló não é explicitamente registrada nas Escrituras.
No entanto, Ló é mencionado em alguns outros lugares da Bíblia, embora essas referências se concentrem principalmente em eventos anteriores à sua suposta morte:
Mencionado por Jesus em Lucas 17:28-32:
Jesus faz referência a Ló ao advertir sobre o julgamento vindouro. Ele compara os dias do juízo com os tempos de Noé e Ló, destacando a destruição que veio sobre as pessoas em Sodoma. Essa passagem enfatiza sobre o juízo final.
Referência aos filhos de Ló:
Após o episódio de incesto com suas filhas, os descendentes de Ló, são mencionados em várias partes da Bíblia.
Moabe, em particular, é frequentemente mencionado em relação aos eventos que envolvem o povo de Israel, como quando os israelitas estavam prestes a entrar na Terra Prometida.
Portanto, embora não haja informações explícitas sobre a morte de Ló na Bíblia, ele é lembrado em passagens que destacam a importância da justiça e da vigilância, além de ser mencionado indiretamente por meio de seus descendentes.
>> História de Moisés: O Homem Escolhido Por Deus
A história de Ló e sua conexão com Sodoma e Gomorra continuam a ser estudadas e interpretadas em contextos religiosos e acadêmicos como uma lição sobre as consequências das escolhas e o julgamento divino.