A História De José – Quem Foi José na Bíblia ?

A história de José, como narrada na Bíblia, é uma jornada de altos e baixos, uma narrativa de perseverança e redenção.

José é um dos filhos de Jacó (também conhecido como Israel), por ter nascido na velhice de Jacó e ser filho de Raquel, a esposa que Jacó mais amou, ele era o queridinho de seu pai. E por causa disso, desde muito jovem seus irmãos já não gostavam muito dele.

Os Sonhos de José

José

“E sonhou também José um sonho, que contou a seus irmãos: por isso se aborreciam ainda mais.

E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:

Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.”

“Genesis 37: 5-7”

” E sonhou ainda outro sonho e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que ainda sonhei um sonho: E eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.”

“Genesis 37: 9”

E seu pai e seus irmãos ficaram indignados com esses sonhos dele, pois na verdade ele estava falando que eles iriam se inclinar a ele. Mas Jacó repreendeu-lhe e guardou esse sentimento pra si.

José é Vendido Pelos Seus Irmãos

Seu pai enviou-lhe para verificar se estava tudo bem com seus irmãos que pastoreavam as ovelhas perto da cidade de Siquem. Mas chegando lá ele não os achou e então perguntou a um varão que vinha pelo caminho e ele disse-lhe: eles foram a cidade de Dotã.

Chegando perto de onde seus irmãos estavam, eles já o viram e conspiravam contra ele pra o matar. Mas Ruben vendo a intenção de seus irmãos , falou para jogarem ele em um poço e não derramarem sangue, pois ele era seu irmão.

E chegando ele perto de seus irmãos, tiraram-lhe sua túnica que seu pai havia feito pra ele e o lançaram no poço.

Seus irmãos então sentam-se para comer pão, e levantando os olhos, viram uma caravana de mercadores ismaelitas indo para o Egito.

>> A História de Jacó: como um encontro com Deus mudou sua vida

Judá então fala a seus irmãos: Que proveito haverá em que matemos a nosso irmão, e escondamos a sua morte? Vinde e vendamo-lo a esses ismaelitas. (Genesis 37: 26-27).

Então o venderam por vinte moedas de prata, e pegaram a túnica de josé e passaram em sangue de animal, e a levaram a seu pai e disseram que ele havia sido comido por um animal no caminho.

Jacó vendo que seu filho havia sido despedaçado por um animal, rasgou suas vestes e pos panos de saco e se lamentou por muitos dias, e seus filhos o sonsolavam.

José na Casa de Potifar

Chegando José ao Egito com os ismaelitas, foi vendido a Potifar, eunuco de Faraó, capitão da guarda.

Desde que José entrou na casa de Potifar, o Senhor fazia prosperar tudo. E vendo que o Senhor era com José, colocou ele para cuidar de tudo dentro de sua casa, mas deu uma ordem, disse-lhe: Tudo estás em sua mão, mas minha mulher não tocarás.

Porém a mulher de Potifar o desejava, e armou uma cilada para ele em um certo dia, onde não havia ninguém em casa, apenas os dois.

Ela o agarrou em seu quarto, mas ele disse a ela que não podia fazer isso com seu Senhor e correu, e ela conseguiu rasgar suas vestes e pegar um pedaço. Com muita raiva por ele a ter rejeitado, chamou a Potifar e falou que ele havia abusado dela, Potifar então com raiva dele, o manda para a prisão.

José Interpreta Dois Sonhos na Prisão

José

A história de José começa a mudar quando ele entra na prisão, Deus começa a transformar aquele lugar graças a presença dele ali, e o capitão da guarda passa tudo para ele organizar.

1 – Sonho ( Copeiro )

Passando algum tempo que ele estava ali, o copeiro e o padeiro de faraó pecaram contra Faraó e foram colocados na prisão. Sonharam um sonho na mesma noite.

Disse-lhe o sonho o copeiro: Eis que em meu sonho havia uma vide diante da minha face. E na vide três sarmentos, e estava como brotando; a sua flor saía, os seus cachos amadureciam em uvas; E o copo de Faraó estava em minha mão e eu espremia as uvas em seu copo, e dava o copo na mão de Faraó.

>> A História de Josué: Um homem que ouvia a voz de Deus

Então disse-lhe José: Esta é a sua interpretação: Os três sarmentos são três dias. Dentro ainda de três dias Faraó levantará a tua cabeça, e te restaurará a teu estado, e darás o copo de Faraó em sua mão, conforme o costume antigo, quando eras seu copeiro. Porém lembra-te de mim quando lhe for bem, e rogo-te que uses de compaixão para comigo, e que faças menção de mim a Faraó. (Genesis 40:14).

2 – Sonho (Padeiro)

E o padeiro vendo vendo que ele havia interpretado o sonho do copeiro, disse-lhe:

Eu também sonhava, e eis que três cestos brancos estavam sobre minha cabeça. E no cesto mais alto havia de todos os manjares de Faraó, obra de padeiro, e as aves os comiam do cesto de sobre a minha cabeça.

Então respondeu-lhe José: Esta é a sua interpretação: Os três cestos são três dias.

Dentro de três dias ainda Faraó levantará tua cabeça sobre ti, e te pendurará num pau, e as aves comerão a tua carne de sobre ti.

E ao terceiro dia depois dessa interpretação foi a festa de nascimento de Faraó, e ele se lembrou do copeiro e o restaurou como José havia interpretado. Mas ao padeiro, mandou-lhe enforcar como José havia interpretado também, mas depois dessas coisa, o copeiro se esqueceu de José.

José Vira Governador do Egito

José

Passados dois anos inteiro depois dessas coisas, Faraó teve um sonho onde nenhum de seus adivinhadores conseguiu interpretar. Então o copeiro lembrou-se que José havia interpretado seu sonho e havia acontecido conforme sua interpretação.

José interpreta os Sonhos de Faraó

1 – Sonho

Faraó manda chamar a José e conta-lhe o sonho: Eis que em meu sonho estava eu em pé na praia do rio. Eis que subiam do rio sete vacas gordas de carne e formosas a vista, e pastavam no prado. Sete vacas subiam após estas, muito feias à vista, e magras de carne. E as sete vacas magras comiam as sete vacas gordas. E entravam em suas entranhas, mas não se conhecia que houvessem entrado em suas entranhas, porque seu parecer era feio como no princípio. Então acordei (Genesis 41: 17-21).

2 – Sonho

Depois vi em meu sonho, e eis que dum mesmo pé subiam sete espigas cheias e boas. E eis que sete espigas secas, miúdas e queimadas do vento oriental brotavam após elas. E as sete espigas miúdas devoravam as sete espigas boas ( Genesis 41: 22-24).

Então disse José a Faraó: O sonho de Faraó é um só; o que Deus há de fazer, e notificou-o a Faraó.

E disse: as sete vacas gordas e as sete espigas boas, são sete anos de grande fartura que haverá na terra do Egito. Mas as sete vacas magras e as sete espigas feias, são sete anos de gravíssima fome que haverá em toda terra (Genesis 41: 25-27).

Continuou dizendo que Deus se apressava em fazer tais coisas e que era para Faraó colocar um varão sábio como governador do Egito. E que era para estocar a quinta parte de toda colheita feita durante esses sete anos de fartura. E esse seria o mantimento para os sete anos de fome subsequente.

Depois de ter interpretado com clareza os sonhos, Faraó disse ao povo: Acharíamos um varão que nem este, em quem haja o espirito de Deus? Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu ( Genesis 41: 39-40).

José Perdoa Seus Irmãos

Deus cumpriu tudo que havia mostrado a Faraó através de José.

Nos tempos da fome, a cidade de Canaã sofreu com a falta de suprimentos, e os filhos de Jacó tiveram que recorrer ao Egito.

José perdoou seus irmãos por tudo que eles haviam feito contra ele e mandou que eles buscassem seu pai e viessem morar no Egito com ele.

Jacó ainda viveu dezessete anos no Egito ao lado de José. Antes de morrer ele abençoou os filhos de José (Efraim e Manasses).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =