Parábola da Candeia: A importância de não esconder sua luz

Texto bíblico da Parábola:

Ele lhes disse: “Quem traz uma candeia para ser colocada debaixo de uma vasilha ou de uma cama? Acaso não a coloca num lugar apropriado?  Porque não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido, senão para ser trazido à luz. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. “Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo”, continuou ele. “Com a medida com que medirem, vocês serão medidos; e ainda mais acrescentarão para vocês. A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que tem lhe será tirado” — Marcos 4:21-25

“Ninguém acende uma candeia e a esconde num jarro ou a coloca debaixo de uma cama. Ao contrário, coloca-a num lugar apropriado, de modo que os que entram possam ver a luz. Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz. Portanto, considerem atentamente como vocês estão ouvindo. A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que pensa que tem lhe será tirado” — Lucas 8:16-18

Parábola da candeia

Contexto da Parábola da Candeia

As passagens citadas em Marcos 4:21-25 e Lucas 8:16-18 fazem parte do ensinamento de Jesus sobre o Reino de Deus, que Ele frequentemente compartilhava por meio de parábolas.

Antes da parábola da candeia, Jesus havia falado sobre a parábola do semeador, em que Ele comparou a semente lançada em diferentes tipos de solo com a recepção da Palavra de Deus por diferentes tipos de pessoas.

Ele explicou que aqueles que ouvem a Palavra e a recebem de coração bom e honesto, são comparados ao solo fértil que produz uma boa colheita.

Após a parábola da candeia, Jesus falou sobre a parábola do grão de mostarda, que simboliza a maneira pela qual o Reino de Deus cresce e se espalha, começando pequeno e se tornando grande.

>> Parábola do Servo Vigilante: A importância de agir com justiça

A parábola da candeia tem como objetivo alertar as pessoas sobre a importância de compartilhar a luz da Palavra de Deus com os outros. Jesus está dizendo que assim como ninguém acenderia uma candeia e a colocaria debaixo de um jarro ou cama, os discípulos de Jesus não devem esconder a luz da Palavra de Deus, mas devem compartilhá-la para que outros possam ser iluminados.

Além disso, a parábola da candeia também alerta as pessoas sobre o fato de que tudo o que está escondido será revelado, e aqueles que ouvem a Palavra de Deus devem considerar cuidadosamente como a estão recebendo e aplicando em suas vidas.

Aqueles que ouvem e aplicam a Palavra de Deus com sinceridade receberão mais luz e conhecimento, enquanto aqueles que não ouvem e não aplicam a Palavra de Deus perderão a luz que pensam que têm.

Porque Jesus compara a Luz da candeia com a Luz espiritual?

Jesus compara a luz com uma candeia porque, na época em que Ele viveu, a candeia era uma das principais fontes de luz disponíveis.

As candeias eram feitas de barro ou metal, com um pavio de tecido ou cabelo embebido em óleo ou gordura, que era aceso para produzir luz. As candeias eram portáteis e eram usadas para iluminar as casas durante a noite.

>> Melhores Bíblias de estudo feminina

Ao comparar a luz com uma candeia, Jesus estava fazendo uma metáfora para ilustrar a importância da luz espiritual na vida das pessoas. Assim como uma candeia ilumina uma casa escura, a luz espiritual ilumina a vida das pessoas e ajuda a guiar o caminho para o Reino de Deus. A candeia também pode ser movida e colocada em diferentes lugares, assim como a luz espiritual pode ser compartilhada com diferentes pessoas e lugares.

Além disso, a candeia pode ser coberta ou escondida, assim como a luz espiritual pode ser escondida pelas pessoas que a possuem. Jesus estava alertando os judeus para que não escondessem a luz da Palavra de Deus, mas a compartilhassem com o mundo, para que todos pudessem ser iluminados.

Ensinamentos que Podemos Trazer para nossa vida

Podemos trazer os ensinamentos da parábola da candeia para nossa vida cotidiana de várias maneiras. Em primeiro lugar, assim como a candeia é colocada em um lugar apropriado para que a luz possa iluminar toda a casa, nós também podemos procurar compartilhar nossa luz interior em lugares adequados para que possamos iluminar a vida daqueles ao nosso redor. Isso pode significar compartilhar nossas habilidades e talentos com o mundo, ajudando os outros e sendo gentis e compassivos.

>> Parábola da Figueira Estéril – Contexto e Lições

Outra maneira é não esconder nossa luz interior por medo, vergonha ou egoísmo. Em vez disso, devemos ser corajosos e autênticos, permitindo que nossa luz interior brilhe e inspire outros a fazer o mesmo.

Isso pode significar expressar nossas opiniões, valores e crenças de maneira respeitosa, mesmo quando isso possa ser desafiador ou impopular.

Além disso, a parábola nos lembra que não há nada oculto que não venha a ser revelado e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz. Isso significa que devemos ser honestos e transparentes em nossas ações e palavras, evitando comportamentos ou atitudes negativas que possam prejudicar a nós mesmos ou aos outros.


➣ Curso de Teologia Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + catorze =