Parábola da Figueira: Contexto e Sinais da volta de Jesus

A parábola da figueira é contada por Jesus em Mateus 24:32-35, Marcos 13:28-31 e Lucas 21:29-33. Nessa parábola, Jesus compara a sua segunda vinda à floração de uma figueira.

Texto bíblico da Parábola:

Texto 1 

“Aprendam a lição da figueira: quando seus ramos se renovam e suas folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está próximo. Assim também, quando virem todas estas coisas, saibam que ele está próximo, às portas. Eu asseguro a vocês que não passará esta geração até que todas estas coisas aconteçam. Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão — Mateus 24:32-35

Texto 2:

“Aprendam a lição da figueira: Quando seus ramos se renovam e suas folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está próximo. Assim também, quando virem estas coisas acontecendo, saibam que ele está próximo, às portas. Eu asseguro a vocês que não passará esta geração até que todas estas coisas aconteçam. Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão — Marcos 13:28-31

Texto 3:

Ele lhes contou esta parábola: “Observem a figueira e todas as árvores. Quando elas brotam, vocês mesmos percebem e sabem que o verão está próximo. Assim também, quando virem estas coisas acontecendo, saibam que o Reino de Deus está próximo. “Eu asseguro a vocês que não passará esta geração até que todas essas coisas aconteçam. Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão — Lucas 21:29-33

Parábola da Figueira

Contexto da Parábola da figueira

No contexto da história, Jesus estava respondendo a uma pergunta feita pelos seus discípulos. Eles queriam saber quando seria o fim dos tempos e a vinda do Reino de Deus. Jesus então fala sobre vários sinais que antecederiam a sua volta, como guerras, terremotos, fome e perseguições.

>> Melhores Bíblias de estudo feminina

Ele então compara a situação com a figura da figueira, dizendo que, quando seus ramos ficam tenros e as folhas começam a brotar, sabemos que o verão está próximo. Da mesma forma, quando virmos esses sinais, saberemos que a vinda do Filho do Homem está próxima.

Jesus também fala que suas palavras são verdadeiras e confiáveis, e que podem passar terra e céu, mas suas palavras se cumprirão. Ele encoraja os seus discípulos a estarem sempre preparados para a sua vinda, porque ela virá quando menos se espera.

Sinais da Volta de Jesus

Esta parábola da figueira é uma das passagens bíblicas que nos ajuda a entender um pouco mais sobre os sinais da volta de Jesus. 

Antes de contar essa parábola Jesus estava conversando com seus discípulos e falou que teriam muitos sinais antes de sua volta, como guerras, terremotos e muitos outros sinais (Lucas 21:11), e  que os verdadeiros cristãos seriam presos e entregues nas mãos das autoridades.

Além disso, a Bíblia nos diz que haverá um aumento da maldade e da injustiça, e que muitos se desviarão da fé (Mateus 24:12).

Outro sinal importante é o retorno dos judeus à sua terra natal. A Bíblia nos diz que isso acontecerá antes da volta de Jesus: “Eu mesmo reunirei os remanescentes do meu rebanho de todas as terras para onde os expulsei e os trarei de volta à sua pastagem, a fim de que cresçam e se multipli­quem” (Jeremias 23:3), e podemos ver que isso já está ocorrendo. 

Em 1948, Israel foi reconhecido como nação e muitos judeus voltaram para sua terra natal. Esse é um sinal claro de que estamos vivendo nos últimos dias.

Podemos ver mais sinais da profecia se cumprindo com esse vídeo da Aline:

No entanto, ninguém sabe o dia nem a hora em que Jesus voltará, pode ser hoje, ou daqui a 10 ou 1000 anos. Mas é certo que o fim está bem próximo, e que isso acontecerá, sem dúvida. 

>> Parábola dos Primeiros Lugares

Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis — 2 Pedro 3:14


➣ Curso de Teologia Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =