Jonas foi um Profeta do Senhor que viveu por volta de 810 a.C. e era filho de Amitai. Acredita-se que foi ele quem profetizou durante o reinado de Jeroboão II mencionado no livro (2 Reis 14:25).
No primeiro versículo do seu livro já mostra Deus o mandando ir pregar contra a cidade de Nínive, mas ele sabendo que era um povo pagão e maldoso decide então seguir o caminho ao contrário do que o Senhor o havia ordenado.
Eu gosto bastante da história dele, pois mostra Deus trabalhando no lado homem dele, da mesma forma que trabalha conosco diariamente e as vezes nem percebemos que é o Senhor nos dando uma direção, ou mostrando que estamos fazendo que nem Jonas e fugindo do chamado.

O Castigo de Jonas
Depois que ele fugiu da face do Senhor, pegou um navio em direção a Társis. E é aí que Deus começa a trabalhar na sua rebeldia e manda uma forte tempestade que quase afunda a embarcação que ele estava, tanto que os tripulantes já jogavam sortes e clamavam aos seus deuses para saber de quem era a culpa (Jonas 1:7).
Então a sorte cai em Jonas e ele já sabia o porquê estava acontecendo tudo aquilo, então ele fala aos tripulantes o motivo daquela tempestade e eles temem ao Senhor.
Ele então fala aos tripulantes para que o joguem ao mar para que a tempestade passe, e eles então o fazem.
E então Deus enviou um grande peixe chamado na bíblia de leviatã para tragalo e ali ele ficou durante três dias e três noites e clamou ao Senhor dizendo:
“Na minha angústia clamei ao Senhor, e Ele me respondeu. Do ventre do inferno gritei, e Tu ouviste a minha voz.
Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente me cercou;
todas as tuas ondas e tuas vagas tem passado por cima de mim.“
“ Jonas 2:2-3 “
Depois dessa oração de fé e arrependimento, o peixe o vomita em terra firme.

E então o Senhor o manda a Nínive pela segunda vez e ele prega naquela grande cidade por três dias que ela seria destruída dentro de 40 dias se eles não se arrependessem, e então o rei da cidade declara um jejum em toda a cidade e vestem-se de panos de saco.
O Senhor vendo que a cidade inteira estava arrependida de seus atos, tem misericórdia daquela cidade e salva-os daquela profecia que Jonas havia pregado.
E é aqui que eu acho que fica interessante, pois mesmo depois de Deus ter tratado de Jonas de uma forma diferente da que tratou todos os outros profetas na bíblia, Jonas ainda ficou bravo com o Senhor por ele ter tido misericórdia daquela cidade.
Depois desse episódio Deus ainda trata mais uma vez da rebeldia de Jonas que insiste em indignar-se dEle por ter livrado aquele povo maldoso e malicioso. Mas Deus o abençoa mais uma vez porque o Senhor é misericordioso e quer sempre o nosso bem.