A história de Boaz é encontrada no livro de Rute, no Antigo Testamento da Bíblia. Boaz desempenha um papel crucial na história de Rute e Noemi.
Boaz é introduzido como um homem de influência e riqueza, que vive em Belém durante os dias dos juízes, uma época em que Israel experimentava ciclos de apostasia e restauração.
A história começa com Noemi, uma mulher israelita, que junto com seu marido Elimeleque e seus dois filhos ( Quiliom e Malom ), emigra para Moabe devido a uma fome severa em Belém.
Tragicamente, seu marido morre, assim como seus filhos que haviam se casado com mulheres moabitas, Orfa e Rute.
Após a morte de seus familiares, Noemi decide retornar a Belém e encoraja suas noras a ficarem em Moabe.
Orfa aceita a sugestão, mas Rute decide acompanhar Noemi, fazendo a famosa declaração:
Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor se outra coisa que não a morte me separar de ti!” — Rute 1:16-17.

Ao retornarem a Belém, Rute começa a colher espigas nos campos para sustentar a si mesma e a Noemi. Providencialmente, ela escolhe o campo de Boaz para colher.
Boaz, ao perceber Rute, fica impressionado com sua dedicação em cuidar de Noemi, mesmo sendo estrangeira. Ele então toma medidas para garantir sua proteção e bem-estar.
Rute considera Boaz como um Possível redentor da família
Noemi compreende que Boaz é um parente próximo e, portanto, tem o direito de resgatar a propriedade de Elimeleque, falecido marido de Noemi.
No entanto, Noemi também percebe uma dimensão pessoal nessa redenção, já que Boaz tinha mostrado interesse em Rute e demonstrado generosidade para com ela nos campos de colheita.
No capítulo 3 do livro de Rute, Noemi aconselha Rute a preparar-se e ir até onde Boaz estava deitado após a colheita.
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Noemi instrui Rute a descobrir o lugar onde Boaz estaria dormindo, esperar até que ele estivesse descansado e, então, descobrir seus pés e deitar-se ali.
Este gesto era simbólico e culturalmente significativo, indicando a disposição de Rute em considerar Boaz como um possível redentor e marido.
Boaz acorda e encontra Rute aos seus pés. Ele reconhece a pureza de suas intenções e é tocado por sua dedicação a Noemi.
Boaz declara seu interesse em Rute
Boaz, ciente de que há um parente mais próximo de Noemi que tem o direito legal de ser o redentor, decide abordar a situação de maneira ética e transparente.
Ele vai até a entrada da cidade, onde os anciãos e líderes se reuniam para tratar de questões legais e sociais.
Ao chegar lá, Boaz encontra o parente mais próximo, que inicialmente expressa interesse em redimir a propriedade de Elimeleque, que estava à venda.
Mas Boaz revela a esse parente a totalidade da situação, incluindo a condição de que, ao redimir a propriedade, ele também deveria casar-se com Rute, a viúva de Malom, filho de Elimeleque ( Rute 4:10).
Isso cria uma complicação para o parente mais próximo, que recua ao perceber que a redenção envolveria compromissos maiores do que inicialmente imaginava.
Com grande honestidade e respeito pelas tradições, Boaz coloca o dilema diante dos líderes e anciãos da cidade, que serviam como testemunhas e autoridades para tais assuntos.
Ele expressa seu desejo de redimir a propriedade e casar-se com Rute, mas, por respeito às leis, dá ao parente mais próximo a primeira oportunidade de assumir esse papel.
Os líderes, testemunhando a sinceridade e a integridade de Boaz, reconhecem sua disposição em cumprir as leis e manter os direitos familiares e propriedades dentro dos limites estabelecidos.
Eles abençoam Boaz, e o redentor mais próximo oficialmente renuncia aos seus direitos, permitindo que Boaz siga adiante com seus planos de redenção.
Boaz se Casa com Rute
O casamento de Boaz com Rute é um dos momentos mais belos e significativos do livro de Rute.
Após Boaz ter assegurado a redenção da propriedade de Noemi e a escolha de casar-se com Rute, a história culmina com uma celebração que vai além de simples união matrimonial.
O casamento de Boaz e Rute é descrito em Rute 4:13-17, e é um testemunho de como Deus transforma situações aparentemente desfavoráveis em bênçãos abundantes.
Após a cerimônia, o Senhor abençoa Rute, e ela concebe e dá à luz um filho. O nome dado ao filho é Obede, e ele se torna um antepassado notável na linhagem que levaria ao Rei Davi e, depois, ao próprio Jesus Cristo.
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Essa criança, Obede, é mencionada no versículo 17 de Rute 4:
“A vizinhança deu um nome ao menino, dizendo: ‘Nasceu um filho a Noemi!’ E chamaram-no Obede; ele foi pai de Jessé, pai de Davi.” — Rute 4:17
O nome “Obede” significa “servo” ou “adorador”, e sua inclusão na genealogia destaca a relação especial de servidão e adoração que essa linhagem teria na história da salvação.
Morte de Boaz
A Bíblia não fornece informações específicas sobre a morte de Boaz. A narrativa de Boaz está centrada principalmente no livro de Rute, onde ele desempenha um papel vital na história da redenção de Rute e Noemi.
O livro de Rute conclui com o nascimento de Obede, filho de Boaz e Rute, que se tornaria avô do rei Davi.
Como as Escrituras não relatam detalhes sobre a morte de Boaz, não temos como saber quanto tempo ele viveu após o nascimento de Obede.
Após o texto de Rute, Boaz só é mencionado mais duas vezes na bíblia. E esses relatos trazem a importância desse homem na linhagem de nosso Senhor Jesus Cristo.
A Primeira menção é em 1 Crônica, onde fala da descendência de Judá.
Naassom gerou Salmom, Salmom gerou Boaz, Boaz gerou Obede, e Obede gerou Jessé — 1 Crônica 2:11-12
A segunda menção é em Mateus, onde é descrita a genealogia de Jesus.
Arão gerou Aminadabe, Aminadabe gerou Naassom, Naassom gerou Salmom, Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe, Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute, Obede gerou Jessé — Mateus 1:4-5
FAQ Perguntas Frequentes:
Boaz é um redentor exemplar, resgatando a propriedade de Noemi e casando-se com Rute. Sua generosidade e integridade destacam-se, ilustrando valores de justiça e compaixão, e ele se torna uma peça fundamental na linhagem que conduz ao Rei Davi e, eventualmente, a Jesus Cristo.
O nome “Boaz” tem significados simbólicos na Bíblia. Em hebraico, “Boaz” pode ser interpretado de diferentes maneiras. Uma interpretação comum sugere que a palavra deriva da raiz (buz), que significa “rápido” ou “fortaleza”. Dessa forma, o nome Boaz pode ser entendido como “na força” ou “em rapidez”.